.

.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007


Entrar no Bairro do Casal do Silva é entrar numa realidade desconhecida para a maioria das pessoas e, como tal, pode suscitar momentos de maior receio ou desconfiança. Sentimentos esses rapidamente ultrapassados por quem se predispõe a conhecer. Crianças a brincar na rua, jovens a conversar às esquinas, adultos em partilha, risos, pipas, jogos de cartas e alegria são os cenários que nos esperam.
Ainda que replecto de encantos, este Bairro apresenta-se como um local por vezes difícil de trabalhar e assustador pela sua grandeza e especificidades. Para se conseguirem alcançar os objectivos a que cada técnico se propõe é necessário que conte com o apoio e com uma estrutura forte por parte da equipa. Ao entrar no A Rodar encontrei essa estrutura de um modo que imaginamos num cenário ideal, mas raramente se encontra num local de trabalho e que nos permite aprender pessoal e profissionalmente.

Com a Rita,a Boss, tenho vindo a aprender a como se ser uma líder nata, com a capacidade de muitas vezes "andar com o mundo às costas" descurando os seus próprios sentimentos e preocupações. Esta técnica consegue, de modo muito característico, conciliar a razão e o coração, o que faz dela uma técnica excepcional e uma pessoa maravilhosa, que já considero amiga. O Eduardo (AKA Chiquinho) personifica valores tão importantes e essenciais, mas frequentemente esquecidos, como a frontalidade, a verdade, o espírito empreendedor e o companheirismo. Mais do que um técnico de informática ou professor, tem-se revelado uma pessoa espectacular que se preocupa sem medida com os jovens e crianças que temos ao nosso cuidado e que demonstra sem receios estas preocupações e o apoio que dá tanto aos jovens como a toda a equipa. A querida fada Inês, que tanto me ensinou sobre como lidar com as nossas crianças e demais população. Detentora de um dom inquestionável no contacto humano, marcou de modo inquestionável a vida de todos que tiveram o prazer de contactar com ela...como eu :-) Não só a nível profissional como pessoal, será sempre uma referência para mim e uma Amiga.

Actualmente, com a chegada de duas novas técnicas é tempo que reestrutur e adaptar feitios e saberes, numa tentativa de manter o bom trabalho e empenho que caracteriza este projecto. Para tal contam com o apoio de toda a equipa e das crianças que, no espírito que as caracterizam, as receberam prontamente.

Quem chega ao nosso espaço encontra sorrisos maravilhosos, que mesmo nos dias de mau-feitio fazem com que não questionemos as razões pelas quais estamos cá e nos dias bons (quase todos) nos apercebams que já estamos ligados às crianças e aos jovens que abrilhantam os nossos dias. Por isso, aqui fica o convite para virem conhecer o nosso A Rodar.

1 comentário:

Anónimo disse...

o blog ta muito fine por isso continuem assim...espero que nunca deixem de ser amigos meus socios...